sexta-feira, 6 de maio de 2011

Clash e Hatsune Miku


The future of music?

Pedaço da reportagem da revista clash sobre Miku Hatsune:

Ela é super fofa.tem sorriso de boneca, tem cintura ultra fina, um par de rabo de cavalos estilo rapunzel verde-água, e um guarda-roupa só sacanagem, mais ok.
Dezesseis anos de idade'', 5'2, £ 93. Sua voz tem sido destaque em discos de ouro, ela é tocada ao vivo para uma multidão de mais de 25.000 fãs em êxtase, ela ainda tem seu próprio video game, o Project Diva, da Sega. Por todos os meios Miku é um dos maiores ícones pop do mundo. Estranhamente, porém, ela não existe realmente.
Bem, ela não existe, em um sentido metafísico, mas ela não tem uma vida, respiração consciente, como o ser humano. Tecnicamente falando, ela é software. Criado pela empresa japonesa de tecnologia Crypton Future Media, Hatsune Miku é o avatar mais popular da série Vocaloid. O termo
Vocaloid descreve um programa sintetizador de voz lançado pela Yamaha em 2003, que permite aos usuários adicionar vocais sintetizados humana, a sua própria música e pelas letras de introduzir uma melodia - a "cantora em uma caixa", se você quiser. Então, Hatsune Miku, a estrela pop, não é a criação de um homem ou uma corporação. Pelo contrário, ela é a personificação virtual de uma ideia colectiva, um meme em forma humana. A totalidade de sua produção criativa - mitologia músicas, vídeos, personalidade - é criado por seus fãs. Até à data Crypton confirmaram a informação contínua pouco sobre Miku além de sua idade e medidas físicas, dando a seus fãs a liberdade para moldar seu acordo com as suas próprias definições pessoais de perfeição pop, o estrelato de Internet, e sonho digitopian. Ela é uma visão coletiva, um vislumbre de um futuro que promete: "Nós podemos criar algo perfeito, se nós simplesmente nos deixarmos imaginar."Parece quase banal que esse fenômeno poderia ocorrer no Japão - um mundo onde quase tudo, até o papel higiênico, é anunciado com um desenho animado fofo. Um país que representa hipermodernismo em todas as suas multidimensões, e onde o culto dos ídolos animação tem sido enraizados na cultura. Não é estranho que os japoneses como "futurista" as coisas, porque em nossos olhos eles estão vivendo no futuro por anos. O que é fascinante sobre Hatsune Miku, no entanto, é que o seu recurso está se tornando disseminada.

Quem quiser ver a revista:
Aqui

Nenhum comentário:

Arquivo do blog